ESTOU DE VOLTA, MUITA NOVIDADE, FIQUE ATENTO!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Azagaia-Biografia


Azagaia, ou Edson da Luz, seu nome real, é um rapper, designer e estudanteMoçambicano, autor do polémico álbum Babalaze, e de hits como Povo no Poder e Combatentes da Fortuna. O seu estilo musical, mais ligado á crítica social, e a té certo ponto, política, é o que caracteriza Azagaia, o rapper.
Nasceu em Namaacha, província de Maputo, a 06 de Maio de 1984, sendo filho de pai cabo verdiano e mãe moçambicana.
Azagaia é estudante universitário na Universidade Pedagógica em Maputo.
Azagaia iniciou a sua carreira musical no grupo de hip hop Dinastia Bantu, donde também fazia parte o MC Escudo, com o qual gravaram o álbum Siavuma. Mais tarde, entrou para Cotonete Records e lançou o seu primeiro álbum á solo, Babalaze.
A polémica de Babalaze surgiu depois que foi publicada a música As mentiras da Verdade, para a divulgação do álbum, trazendo uma crítica social que a muito não se ouvia. Azagaia foi motivo de debates em várias camadas sociais, económicas e faixas etárias, alimentando posts em blogs e muito mais. É claro que a música foi censurada por alguns orgãos.
Pouco tempo depois, Azagaia voltava á carga, lançando o som A Marcha outra música fortemente crítica. Depois veio o lançamento do álbum em si, a 10 de Novembro de 2007, sendo um recorde de vendas no dia de estreia em Moçambique.
Depois da greve de 05 de Fevereiro de 2008, Azagaia recebeu uma intimação e teve de se apresentar a procuradoria, por causa de Povo no Poder, som que o rapper lançou falando sobre a greve. O rapper não chegou a ser acusado.
A 25 de Dezembro de 2007 e de 2008, Azagaia lançou os sons Obrigado Pai Natal e Obrigado de Novo Pai Natal, onde ele faz uma retrospectiva dos principais acontecimentos do ano no país, segundo seu ponto de vista.
Em 2009, Azagaia lançou o vídeo Combatentes da Fortuna, da música que o rapper diz ter-se inspirado na crise do Zimbábwe. Ainda neste ano o surgiram afirmações indicando que Azagaia seria candidato a assembleia da República pelo cícrulo eleitoral da Província de Maputo, concorrendo pelo partido MDM, liderado por Daviz Simango. Contudo, o MDM não chegou a concorrer por este círculo.

Discografia

Albums Solo

  1. Babalaze - 2007

Participações e Colaborações

  1. Siavuma (da Dinastia Bantu) - 2005
  2. Mais Hip Hop no teu ouvido (da Cotonete Records)- 2006
  3. GPro Mixtape (da GPro) - 2009
  4. As Últimas Palavras (de Y-Not) - 2009

Azagaia e a imprensa

Assim como qualquer outra celebridade no mundo, o contacto de Azagaia com a imprensa, particularmente moçambicana, é muito frequente. Mas talvez devido ao seu estilo musical ou tema das suas músicas, a relação entre Azagaia e a imprensa moçambicana nem sempre é das melhores. Desde que lançou Babalaze, Azagaia passou a ser censurado nos canais públicos de rádio e televisão. Quase numca passa uma música ou entrevista de Azagaia nestes canais.
Em 2008, a participação de Azagaia no programa Moçambique em Concerto da TVM foi cancelada na última hora. Azagaia chegou a escrever uma carta dizendo que Não tirava chapéu para a TVM.
Em 2010, depois de voltar de Angola, onde realizou um show no dia 27 de Dezembro de 2009, Azagaia viu a sua cara no jornal Público, numa notícia que dizia Azagaia escapa assassinato. Azagaia desmentiu o facto, e numa entrevista dada ao Programa Atracções do canal Record Moçambique, Azagaia mandou lixar o jornal Público..

1 comentário:

  1. O Mano azagaia E grande isso já se sabe que o jovem não tem diversórios a que em moz quanto a aria ou estilo de music dele.

    ResponderEliminar