ESTOU DE VOLTA, MUITA NOVIDADE, FIQUE ATENTO!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Duas Caras- Biografia

 

Nome completo: Herminio Chissano


Data de nascimento: Inverno de 1978


Apelido AKA: Duas Caras/ Kara Kara Boss


País: Moçambique


Género Musical: Hip-Hop / Rap


Período em actividade: 1997 - 2009


Gravadora/Label: GPRO – Giants Produções


Endereço/Site oficial : www.gpro.co.mz; www.gpromz.blogspot.com



Duas Caras, “Tio Duas”, ou Kara Kara Boss como é carinhosamente tratado pelos fans, é um dos mais conceituados rappers moçambicanos e dos Palops. Com mais de 10 anos nesta estrada do rap game, é uma referência nacional na matéria de “cuspir barras” por cima de beats.



Nasceu no bairro do Aeroporto, em Maputo, onde começou a droppar nos meados dos anos 90 num grupo de nome Rap Niggaz (algo parecido com os Wu Tang Clan, se tivermos em conta o número de membros). Influenciado por Jay Z, Jadakiss, Nas, Busta Rhymes, e Asmall, ganha visibilidade em 98 com freestyles no Clássico programa de rap moçambicano Hip Hop Time e também no não menos famoso “Vibe”.



No ano 2000, fruto das suas habilidades líricas, é convidado a participar no Projecto GPROFam ( GPRO - Giants Produções), onde lado a lado com Djo e Sem Paus editam o primeiro e aclamado álbum de Hip Hop moçambicano, “Um Passo em Frente” (2004).


Depois de dois anos a percorrer o país do Rovuma ao Maputo, a cantar em recintos super lotados de jovens ávidos de ver de perto os rapazes do “País da Marrabenta”, de aclamações nacionais e internacionais, Duas Caras interrompe a sua ligação à GPRO(Fam).



Foram vários os motivos que levaram a cisão entre Duas Caras e a GPRO, mas quem na verdade sofreu com essa ruptura foram os fans do grupo (e do artista) e o Hip Hop moçambicano. Meses volvidos, Duas Caras junta-se ao projecto Extaka Zero onde adopta a alcunha de Xkopeta. Com N..Star e Jay Pee lança o álbum “Do Rovuma ao Maputo”, uma fusão de ritmos (vulgo pandza/dzukuta em Moçambique) com rap.

O CD é um sucesso (de vendas e espectáculos), porém, o Tio Duas “perdeu” alguma admiração por parte de alguns dos seus admiradores que o acusavam de ter traído o rap.


Em 2006 é anunciado o seu regresso a GPRO para satisfação dos fans, e o som de regresso “De volta a casa”, é cantado e entoado em todos os circuitos de rap.


Envolto em alguma polémica, lança “Sujo Sujo”, uma resposta a aqueles que o chamavam de traidor da camisola que sempre vestiu. Seguiram-se “Cú Gordo”, “Dzukupandza” ,“1º freestyle do ano” e “Presidência Aberta”, este último concebido para o projecto Gpro Mixtape.




O artista encontra-se neste momento a finalizar o seu 1º álbum a solo, tendo já lançado um som de avanço com o título “Kara Boss”. O CD sairá com o selo da GPRO e promete unir o melhor de Duas Caras em matéria de escrita/liricismo, dicção, flow e musicalidade, algo plenamente alcançável quando se trata de um artista de mão cheia e com muitos anos a destruir beats com rimas bem delineadas e cheias de poder.



Discografia


Um Passo em Frente - GproFam (2003)

Do Rovuma ao Maputo – Extaka Zero (2006)

111 Thondje MC – sem data prevista



Participações Em Álbuns


Compilação "Poesia Urbana Vol. 1" com a música “Geração Tv”(2004)



Participações Em Mixtapes


Gpro Mixtape com o tema “Presidência Aberta”(2009)

Mixtape de DJ Cruzfader com o tema “1º Freestyle do Ano”(2008)

4 comentários:

  1. ggg,gosto de te ver a cantar, apesar da tua saida da gpro de certeza estou contigo, espero que nao pares por aqui, ok. aquele abraco.

    ResponderEliminar
  2. Gramo maning do duas!!!!!!!!
    eu sou um dos admiratores do K.BOSS!!!!

    ResponderEliminar
  3. Este e'o Kara que nunca duvidei dele. Holla Duas...

    ResponderEliminar