ESTOU DE VOLTA, MUITA NOVIDADE, FIQUE ATENTO!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

DYGO BOY- BIOGRAFIA


Nome completo: Hugo Diogo Mendonça

Data de nascimento: 25 de Abril de 1985


Apelido AKA: Dygo Boy /Juru$/ D.Boy


País: Moçambique

Género Musical: Hip-Hop / Rap


Período em actividade: 1999 - 2010


Gravadora/Label: Magnezia-Ultimo Nivel / 5th Futuro


Endereço/Site oficial: Ultimonivelmagnezia.Blogspot.com


Dygo Boy, ou JURU$ como é carinhosamente tratado pelos fans, é um dos mais polémicos mcs do game de hip hop em Moçambique. Com 8 anos de carreira no hip hop Moz, Dygo carrega a bandeira do chamado “Floss rap”, considerado um tema muito polémico para o estilo de vida dum cidadão comum Moçambicano.

Nasceu no bairro da coop, em Maputo, onde começou a droppar nos meados de 1999 com o Grupo 360 onde tinha como colegas dynomite, Denny o g, Bala de prata, Suky, Julie , young sixties, Chamil . Influenciado por Jay Z, Noutorios B.I.G, Nas, Ugk, e Scarface, 2caras,Azagaia, Big Neo ganha visibilidade em 2000 com com actuações nos palcos do txova ao lado do seu grupo e freestyles no hip hop time.


No ano 2003, deixou o grupo 360 e junto com amigos do seu bairro da coop formou um grupo chamado C-DUB , nome este inspirado na zona e no estilo de hip hop consumido por maioria dos jovens da coop (floss rap, dirty south).

Foi nesta época que Dygo firmou-se como um Mc prospero na vertente de Hip hOP street, cruzando em estúdios com a elite do rap Moz (azagaia,3h , 2 caras etc…), em parceria com o produtor MR.Dino , entrou em estúdio para gravar mais de 15 temas que foram lançados como street singles pela internet e ruas.

Em 2003 arrancou pa capetown onde conheceu mais grupos de hip hop e participou em alguns temas com mcs locais de capeflats, e langa , participando em shows , rádio freestyles .

2004 foi recrutado por um grupo de hip hop street que já fazia a sua marca nas ruas , MAGNEZIA.

Muitos jovens que não conheciam o Dygo passaram a conhecer o Feeling que o Juru$ traz para as musicas , o chamado floss rap que ele cospe , e não só a atitude positiva que ele trás com consistentes “drops” , e “super feeling”.

grandes shows e sucessos nas rádios foi oque a Magnezia alcançou nesse ano , clube dos empresários foi o local onde dygo junto da Magnezia se firmou como um Mc da classe do Hip Hop Moz.



Em 2006 é anunciado o lançamento do primeiro CD da MAgnezia intitulado “VO6 não estão preparados “ com os maiores êxitos do rap street “o meu bolso, whatbiwa, já chegamos,ass duma model”.


Shows do rovuma ao Maputo, vendas do cd de mão em mão, vídeos a darem sucesso na televisão , MAGNEZIA firma-se como um dos maiores grupos de hip hop em Moz.

Envolto em alguma polémica, no meio deste sucesso todo não poderia exitr os chamados “BEEFS” que a indústria de rap oferece, em 2009 um pouco antes do lançamento do segundo cd “WE RUN MAPUTO”, Magnezia lançou o polémico som “tchaya”, que parou as ruas em Moçambique, e pos os telemóveis a tocarem constantemente.



O artista encontra-se neste momento a finalizar o seu CD DA ULTIMO NIVEL/MAGNEZIA, tendo já lançado um som de avanço com o título “Apresentaçao”. O CD sairá com o selo da Magnezia e promete unir o melhor da nova geração do rap Moz.


Ainda tem prevista a gravação do seu primeiro CD Solo , projectado pela Last Generation / Storm

Discografia


VO6 Não estão Preparados - Magnezia (2006)

We Run Maputo – Magnezia(2009)



Participações Em Álbuns


Hc – before the Madness(2008)

Blaiziny-C-dub nigga (2009)

Participações Em Mixtapes


G-pro Mixtape (2008)

Sem comentários:

Enviar um comentário