Eminem é o nome artístico de Marshall Bruce Mathers III, um rapper e produtor musical nascido a 17 de Outubro de 1972. Eminem entrou no mundo do hip-hop quando a família se mudou para Detroit, participando em “rap battles”. Nos anos que se seguiram, lançou alguns EPs com um grupo de hip-hop local, ganhando gradualmente o respeito dos seus colegas. Mas foi com o seu 2º álbum a solo, “The Slim Shady LP”, de 1999, que Eminem conheceu a fama mundial.
O single no qual se apresentava (literalmente) chamava-se “The Real Slim Shady" e subiu as tabelas de vendas em todo o mundo. O videoclip, sempre em alta-rotação na MTV, foi de uma importância fulcral na divulgação da imagem irreverente do rapper. Eminem tornou-se no primeiro rapper branco com a chamada “street credibility” a chegar ao mainstream.
 “Stan” foi o single que se seguiu e alcançou o número 1 em todo o mundo, lançando também a carreira da cantora Dido, que participava no tema. O álbum recebeu um Grammy para Best Rap Album em 2000. Do trabalho seguinte, “The Eminem Show” (2002), destacou-se o single “Without Me”, que também foi número 1 internacionalmente, "Cleanin' Out My Closet" e "Sing for the Moment".
Eminem estabeleceu-se desde o início como um rapper sem “papas na língua” e bastante conflituoso: são bem conhecidos os atritos que teve com artistas como MobyChristina Aguilera ou, mais recentemente, Mariah Carey. Para além dos problemas com colegas de profissão, foi também exposta publicamente a conturbada relação com a sua mãe, que Eminem criticava nas suas letras, acusando-a de ter sido uma mãe negligente e toxicodependente.
Eminem estreou-se no cinema em 2002, num filme vagamente baseado na sua vida, intitulado “8 Mile”. “Lose Yourself”, tema que fez para a banda sonora, foi provavelmente o single de maior sucesso comercial do rapper, tendo inclusivamente ganho o Óscar para Best Original Song.
Em 2004, o seu single “Just Lose It” (do álbum “Encore”),  despoletou uma onda de críticas severas que acusavam o rapper de desrespeitar Michael Jackson no videoclip. Apesar disso, a música subiu as tabelas de vendas mais uma vez.
Seguiu-se um intervalo na carreira musical de Eminem que terminou com o lançamento de “Relapse”, em 2009. No entanto, este trabalho foi considerado um verdadeiro flop pelos críticos, público e pelo próprio rapper, que em Junho de 2010 regressou finalmente em grande com “Recovery”. Os dois primeiros singles do álbum, “Not Afraid” e “Love The Way You Lie” (com Rihanna) foram e continuam a ser enormes êxitos de vendas e o disco entrou directamente no número 1 da tabela da Billboard.
“Recovery” é já considerado o álbum mais vendido do ano nos Estados Unidos.