ESTOU DE VOLTA, MUITA NOVIDADE, FIQUE ATENTO!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Música por uma causa

A Fundação Calouste Gulbenkian associou-se à iniciativa da Music Fund – uma organização sem fins lucrativos – e cria o “Música por uma causa”. Os instrumentos serão entregues a escolas de música de Moçambique, a outros países africanos e do Médio Oriente.






O Musica Fund é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão apoiar jovens músicos e escolas de músicas de países em desenvolvimento ou em zonas de conflito através da recolha de instrumentos musicais ou de donativos em dinheiro. Neste caso os países escolhidos foram Moçambique e alguns países do Médio Oriente e o objectivo é ajudar na formação musical de jovens.
Na prática, quem quiser doar instrumentos terá que fazê-lo na seda da fundação Calouste Gulbenkian no dia 12 de Dezembro entre as 11h00 e as 23h00. Esta iniciativa promove a recolha de instrumentos musicais usados, no dia 12 de Dezembro e consoante a venda de “vouchers” vai remeter as receitas para o Music Fund.
A participação faz-se consoante a doação de um instrumento ou com a compra do Cartão Música por uma causa, no valor de 5€ ou 10€. A Fundação está a aceitar todos os instrumentos, acústicos ou eléctricos, quer estejam ou não em bom estado, sendo que aqueles que têm que ser arranjados vão ser avaliados por especialistas. Os doadores podem seguir o percurso dos instrumentos que doaram, já que a cada objecto será dado um número de registo. Quem quiser associar-se a esta iniciativa poderá fazê-lo através do site www.musicfund.be.
Em conjunto com a recolha de instrumentos vai decorrer um programa musical com concertos, filmes, conferências, ateliês e encontros com músicos. O coordenador do evento, Miguel Sobral Cid, espera “uma grande adesão por parte do público, uma enchente de crianças e de famílias para um dia cheio de música, com uma larga oferta de bons concertos e outras actividades”. Miguel Sobral acrescenta ainda que “estamos a contribuir, de uma forma diferente, para uma causa social, através da recolha de instrumentos”.
De acordo com o fundador e presidente de Music Fund, Lukas Pairon, este tipo de iniciativas já foi desenvolvido anteriormente em Paris, Madrid, Bruxelas e Amesterdão, sendo que na altura, resultou no envio instrumentos para a Palestina, a República Democrática do Congo e Moçambique.


Sem comentários:

Enviar um comentário